
Nossos grãos
"Fresh Roast" é o termo que usamos para definir o quanto priorizamos oferecer uma torra fresca ao nosso cliente. Para tanto, trabalhamos com torras sob demanda, conduzidas com rigor e de forma controlada.
Cafés especiais ( >80 pts SCA) têm suas qualidades ressaltadas em torras médias e assim padronizamos nossas torras. Contudo, para darmos ênfase a alguns atributos dos grãos, conduzimos as torras com variações na energia aplicada, permitindo assim a modulação da torra para cada tipo de grão.
Logo, para nossos grãos arábica, torras média clara (City) à média escura (Full City+) são as que mais evidenciam a qualidade dos diferentes grãos que recebemos das fazendas; em que aromas e sutilezas gustativas emergem de modo marcante nos métodos extrativos em geral.
Nas torras mais claras percebe-se melhor uma acidez desejada em equilíbrio um leve corpo da bebida.
À medida que o tempo e temperatura de torra aumentam, a tendência é evidenciar notas florais ou frutadas, ou até mesmo caramelo e chocolate, a depender da matriz do grão. Com o acréscimo de mais energia, emerge amargor, reduzindo muito sua acidez, dulçor e notas sensoriais.
Em outras palavras, nas torras mais acentuadas o café perde as características que o tornam especial.
A THE ROASTED trabalha com perfis de torras; em que o mestre conduz o avanço por meio de uma curva dada em um plano cartesiano, definindo o grau de torra desejado pela relação entre energia aplicada, fluxo de ar no interior do torrador e o tempo do processo.
Atingindo o grau desejado, a torra é interrompida e os grãos resfriados. Posteriormente, o mestre confere a coloração da torra (escala Agtron) e a perda de massa.
Veja mais sobre cada lote disponível acessando os links abaixo!